quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Mosaico


O que é Mosaico:

Mosaico é a arte de produzir, através de pequenos cacos ou outros produtos, desenhos e criações das mais diversas . Estes desenhos criados variam em formatos , cores e motivos. Cada obra é única em sua criação e muito difícil de ser reproduzida, pois o seu trabalho artesanal cria motivos dos mais complexos e diversificados.


Como surgiu essa arte?

Os historiadores ainda não definiram exatamente quando o mosaico surgiu. O Estandarte de Ur é considerado o mais antigo mosaico do mundo (2500 a. C.) e foi construído na Mesopotâmia, atual Iraque. Trabalhado em arenito, mármores e conchas mostram uma cena de transporte com a presença de carros de combate. A obra também retrata guerreiros em marcha, ilustrando uma verdadeira situação bélica. Com a colonização, a obra foi levada para Londres, onde permanece até os dias atuais, podendo ser vista no British Museum. A técnica do mosaico alcançou seu ápice no século 5 a.C com as decorações dos assoalhos.

Abaixo temos trabalhos dos meus alunos da Escola Estadual do 6º ano, que realizaram uma pesquisa sobre o mosaico em vários aspectos; pesquisaram imagens bizantinas e realizaram depois uma técnica de mosaico utilizando materiais de sucatas, como por exemplo: papelão de pizza e papel de revistas colorido.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele é muito importante para o meu crescimento.