quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Lenda Folclórica Negrinho do Pastoreio

Negrinho do Pastoreio

Um fazendeiro muito rico e avarento vivia nos pampas do Rio Grande do Sul. Somente três coisas despertavam seu interesse : seu filho, maldoso como ele, um cavalo baio e um pequeno escravo, Negrinho, que se considerava afilhado da Virgem Nossa Senhora.

Certo dia, um vizinho fez-lhe um desafio: provar numa corrida de cavalos qual possuía o melhor cavalo.

Por ordem do fazendeiro, o negrinho iria montar seu cavalo. A largada foi dada e no final da corrida o avarento fazendeiro viu seu baio perder. Aquilo foi demais para seu orgulho, e resolveu castigar o pobre menino, amarrando-o a um poste e surrando-o com um chicote.

Ainda não satisfeito, ordenou que o pobre garoto passasse 30 dias sozinho pastoreando 30 cavalos. Cansado e ferido pelas chicotadas, o menino seguiu seu caminho e acabou adormecendo. Porém, ao acordar, percebeu que os cavalos tinham sido roubados.

O filho do fazendeiro correu para contar ao pai, que novamente repetiu o castigo e ditou que procurasse o que perdera.

Recorrendo a sua Santa Madrinha, o Negrinho partiu em busca dos cavalos com uma vela na mão. Conforme a cera da vela derretia, os pingos que caiam no chão iluminavam seu caminho. Acabou encontrando a tropa de cavalos e seguiu levando-a de volta para casa.

Porém, ao adormecer, novamente o filho do fazendeiro espantou os cavalos.

Em casa o maldoso fazendeiro surrou o pobre menino e o amarrou preso a um formigueiro. Passados três dias, foi ver como o negrinho estava. Ficou muito surpreso ao ver que o menino se encontrava em pé sobre o formigueiro, acompanhado do cavalo baio e dos demais e pela Virgem Nossa Senhora, que zelava por seu afilhado.

Apavorado, o homem caiu de joelhos diante do Negrinho, que saiu em disparada com seu cavalo baio pastoreando a tropa.

Até hoje dizem que quem perder qualquer coisa deve acender uma vela à Virgem Nossa Senhora que faz com que o Negrinho encontre o objeto perdido.

Se ele não encontrar, ninguém mais o encontrará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele é muito importante para o meu crescimento.