segunda-feira, 1 de junho de 2009

Pintor Impressionista

~ Biografia de Vincent Van Gogh ~

Nos 37 anos de sua angustiada vida, Vincent van Gogh expressou seu desequilíbrio mental em extraordinárias pinturas em cores vivas e pinceladas geniais.

Nascido na Holanda, era o filho mais velho de um pastor evangélico, Vincent teve uma existência de rejeições. Trabalhou por pouco tempo numa galeria de arte, como professor assistente, e também foi pastor protestante. Após um longo período de intensas pesquisas, Vincent resolveu tornar-se um artista (Quatro Estações: O Semeador). Como escrevera mais tarde, ele desejava deixar para a posteridade "alguma lembrança em forma de desenhos ou pinturas — não para agradar alguém em particular, mas para expressar um sentimento verdadeiro."

Amparado emocional e financeiramente por seu irmão mais novo, Theo, Vincent passou sete anos trabalhando como artista eventual em Paris, no entanto, foi no sul da França que ele desenvolveu um estilo mais amadurecido nos últimos dois anos de sua vida. Influenciado pelos Impressionistas e depois pelos Fauvistas e Expressionistas, o estilo de Vincent é considerado pós-Impressionista, mas um estilo próprio.

Em 1888, começou a sofrer de um tipo de epilepsia que o deixava um tanto violento e propenso a ataques psicóticos. Durante uma internação e depois de ter uma discussão com seu amigo Paul Gauguin, Vincent cortou parte da orelha (Auto-Retrato com uma Bandagem na Orelha). Ele passou a maior parte de seus últimos anos em clínicas para tratamento mental e finalmente, após um surto de criatividade quando pintou 70 quadros em algumas semanas, deu um tiro no próprio estomago vindo a falecer dois dias depois.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele é muito importante para o meu crescimento.