quarta-feira, 3 de junho de 2009

Escultura em Movimento

Elementos Básicos da Comunicação Visual

Os elementos visuais constituem a substância básica daquilo que vemos, e seu número é reduzido: o ponto, a linha, a forma, a direção, o tom, a cor, a textura, a dimensão, a escala e o movimento.

A estrutura da obra visual é a força que determina quais elementos visuais estão presentes, com qual ênfase essa presença ocorre.


MOVIMENTO

O movimento é uma das formas mais dominantes na expressão visual e, mais freqüentemente, encontra-se implícito. O que ocorre, neste caso, é uma ilusão. O movimento em imagens fixas só existe devido à técnicas que enganam o olho: inúmeros detalhes fazem o nosso cérebro notar movimento em imagens paradas. O que acontece é uma sugestão de movimento. Conseguir sugerir o movimento sem distorcer a realidade é complicado, porém mesmo assim esta representação estática foi a melhor forma de passar movimento, antes da invenção da película cinematográfica.

O filme, apesar de demonstrar, também não é movimento verdadeiro. O que acontece é uma sucessão de imagens paradas e rápidas, que, devido à persistência da visão, fundem-se de modo que o movimento pareça real.

Na fotografia a sugestão de movimento é extremamente comum e ocorre quando um movimento é registrado devido à abertura do obturador.

O movimento, somado a todas as formas básicas da comunicação visual, são a forma mais fácil de representar e de se comunicar. Contrário à linguagem, o visual pode expressar instantaneamente uma mensagem.
Fonte:http://comunicacao_visual.no.comunidades.net/index.php?pagina=1095196844
Clique no endereço para visualizar mais imagens de esculturas em movimento:
http://mundofarts.blogspot.com/2008/11/escultura-em-movimento.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele é muito importante para o meu crescimento.