sábado, 20 de junho de 2009

Colagem


Le Jour, Georges Braque
"Composição com vaso azul", de Fernand Léger (1918).


Cubismo sintético
Foi uma fase da pintura, que buscou recuperar um pouco as formas "identificáveis", com cores mais fortes e composições mais decorativas. Deu preferência às formas arredondadas e menos angulosas.
Outra característica dessa fase do cubismo foi a utilização da colagem com a introdução de elementos no quadro, como letras, números, pedaços de jornal, vidros, madeira etc. Era uma alusão à presença real do objeto.

Juan Gris e Fernand Legér são os pintores mais importantes dessa fase.

.



Juan Gris, Glasses, “Newspaper and Bottle of Wine”, 1913. © VEGAP

Gino Severini, “Natura morta con Lacerba”, 1913. © Yves Bresson

Cubismo sintético:

Neste desenvolvimento do Cubismo, Picasso realizou a sua primeira colagem, colou nas telas pedaços de jornais, papéis, tecidos e embalagens de cigarros, criando composições.

A colagem é a técnica mais representativa da arte do século XX.

Chamamos de colagem a obra artística que é feita colocando-se sobre um suporte materiais muito variados, como pedaços de papel, folhas de árvore, pedaços de tecidos e muitos outros. Também é possível colar objetos entre si para construir esculturas. A palavra “collagem” vem do francês collage, e esta palavra é usada em muitos idiomas para se referir a essa técnica artística.

O surgimento da colagem

Desde épocas muito antigas, as pessoas construíam suas obras de arte colando umas peças às outras. Por exemplo, há uma técnica chamada mosaico, que foi utilizada há mais de 2.000 anos pelos gregos e pelos romanos.
No entanto, o que nós chamamos de colagem é algo mais recente. Começou em princípios do século XX com Picasso e Braque, dois pintores do cubismo. Eles tiveram a idéia de misturar coisas reais com as que estavam pintadas; assim, colavam rótulos de verdade nas garrafas de vinho pintadas e folhas de jornal verdadeiras para representá-lo numa composição pintada. Depois, começaram a recortar e colar em vez de pintar, usando papéis coloridos para representar as figuras.
A idéia de colar diferentes materiais não é utilizada apenas na pintura e na fotografia; os escultores também unem objetos e materiais. Nesse caso, a técnica não se chama colagem, mas construção. Muitos artistas recolhem objetos e materiais descartados, como peças mecânicas e roupas, e compõem com eles obras artísticas.

Fonte do texto: Livro- Aprendendo Artes: César Coll e Ana Teberosky
Imagens: Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele é muito importante para o meu crescimento.